Português | English
 
 
  Cirurgia Oral
  Dentisteria
  Endodontia
  Higiene oral
  Implantes
  Oclusão/Articulação Temporo-mandibular
  Ortodoncia
  Patologia Oral
  Prótese
 Dentisteria

É a área da Medicina Dentária que trata as consequências da cárie na estrutura dentária e procede à reconstrução do dente comprometido.

A cárie dentária é a patologia oral mais frequente. Consiste na destruição da estrutura dentária provocada pelas bactérias da placa bacteriana. Estas bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte dentário. Os ácidos são o resultado da fermentação dos alimentos ricos em hidratos de carbono (doces, pão, massas, frutas, etc.). 

Placa bacteriana --> Ácidos --> Desmineralização do esmalte --> Cavidade dentária (cárie)
 
Quando a cárie apenas compromete o esmalte e a dentina, ela é tratada, eliminando-se a estrutura dentária comprometida e reconstroi-se (restaura-se) o dente utilizando os produtos apropriados. Actualmente os materiais mais utilizado são os compósitos, de cor branca, que simulam perfeitamente o esmalte dentário.
As restaurações são os procedimentos mais rotineiros do consultório. Com elas tratamos as cáries dos dentes e devolvemos a anatomia perdida.
 
Restaurações dentárias com amálgama (vulgarmente conhecido por “chumbo”).
 
 
Restaurações dentárias com compósito. Foi removido o amálgama e substituído por compósito.
 
Se a cárie fôr mais profunda, atingindo a polpa dentária (nervo do dente), torna-se necessário proceder à endodontia (desvitalização) do dente.
 
Posso abrir garrafas e partir nozes ou a sapateira com os dentes ?
Não.  Realizar estas proezas não provam nada excepto uma coisa: que os dentes são quebráveis. Um traumatismo com um alimento mais duro pode criar micro-fratura dentária. Muitas vezes não nos apercebemos logo que o dente fracturou e mais tarde, numa qualquer ocasião, solta-se o fragmento dentário que já não relacionamos com o trauma anterior.